Cuidar do colchão é fundamental para ter uma boa noite de sono e acordar revitalizado, afinal passamos um terço do nosso dia nele.

Pensando em saúde e bem estar, separamos algumas dicas para cuidar e prolongar a vida útil do colchão.

  • VENTILAÇÃO: É importante garantir a ventilação do quarto, mantendo portas ou janelas abertas pelo menos duas horas por dia e se possível remover as roupas de cama nesse período. Esse cuidado vai evitar a umidade do colchão que pode causar odores desagradáveis causados pelo suor;
  • POSIÇÃO: Outra dica que vai prolongar a vida útil do colchão é inverter a posição mensalmente para evitar deformações. Esse macete simples e rápido previne o surgimento deformações ocasionadas pelo tempo de uso.
  • PROTEÇÃO: Usar protetor impermeável  no colchão é uma ótima opção para protegê-lo de líquidos, umidade e suor do corpo que provocam manchas. A capa também protege o colchão contra o acúmulo de poeira, pelos de pets que ocasionam um ambiente proliferador de ácaros, fungos e bactérias.
  • LIMPEZA DO COLCHÃO: A higienização do colchão é importante para eliminar os micro-organismos e ampliar a sua vida útil, por isso não é recomendável aplicar aquelas misturinhas caseiras no intuito de limpar. Esses produtos podem manchar o tecido e vão apenas espalhar a sujeira. O ideal é contratar uma empresa especializada em limpeza, que aplicam os produtos específicos para higienização e limpeza profunda, têm os equipamentos adequados para a remoção das manchas e sujidade, além do tratamento bactericida que elimina os indesejáveis ácaros, fungos, bactérias – microrganismos causadores de alergias e doenças das vias aéreas, como sinusite e rinite.
  • ASPIRAÇÃO: E para eliminar células mortas da pele que atraem os ácaros, recomenda-se aspirar o colchão regularmente.