Existem alguns fatores dentro de casa que podem apresentar riscos para a gestante e para o feto. É possível dizer que a gravidez é uma fase de alegria, porém a gestante tem que saber lidar com as mudanças que ocorrem, visto que, a gravidez também é um período que exige alguns cuidados específicos com a saúde.

A NATUREZA & LIMPEZA lista algumas dicas relacionadas ao cuidado no que se refere à limpeza doméstica para as mamães.

É comum utilizar produtos químicos para a limpeza da casa. O problema é que há o risco destes produtos entrarem na corrente sanguínea da gestante, através da pele ou inalando, e atravessarem a placenta. Apesar de não existirem evidências, é importante a precaução. Outro fator relevante é o cheiro, se for extremamente forte pode causar náuseas, dor de cabeça, e até mesmo tonturas.

Para evitar sustos, especialistas recomendam utilizar produtos de acordo com as instruções específicas de cada fabricante e ficar longe de vapores fortes. Além disso, se for o caso de higienizações profissionais, contratar empresas que não utilizam produtos químicos e sim, ecológicos ou biodegradáveis, estes podem ser aplicados próximos a gestantes, crianças, idosos. São produtos que não contém cheiro, não são inflamáveis, além de evitar alergias/problemas respiratórios.

Outra boa ideia é tentar substituir detergentes e desinfetantes tradicionais por versões mais naturais e menos agressivas ao meio ambiente, à base de vinagre ou bicarbonato de sódio, por exemplo.

É essencial também cautela no que se refere aos produtos de limpeza que não são industrializados, vendidos de porta em porta. Os mesmos não são regulamentados pelos órgãos públicos, contém substâncias perigosas.

Opte pela sua segurança e de sua família!